Apoie o holofote!
Busca Menu

CRIME DA MILÍCIA

Braga Netto nomeou mandante da morte de Marielle para chefe da polícia civil um dia antes de execução

Da esq. para a dir. Chiquinho Brazão, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa, apontados como mandantes da morte da vereadora Marielle Franco Foto: Reprodução

24 de março de 2024 - 11h52

Por Lúcia Rodrigues

O delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, apontado pela Polícia Federal como um dos mandantes da execução da então vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), foi preso na manhã deste domingo, 24.

Ele foi nomeado para o cargo um dia antes da execução da parlamentar pelo general Walter Souza Braga Netto, que à época era o interventor federal da Segurança Pública no Rio de Janeiro.

Além do ex-chefe da Polícia Civil, foram presos como mandantes do crime, o deputado federal  bolsonarista Chiquinho Brazão (União Brasil – RJ) e seu irmão, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Ambos conhecidos pelo envolvimento com a mílicia carioca.

Além das três prisões, também foram expedidos mais 12 mandados de busca e aprensão.

Policial criminoso

Antes de chefiar a Polícia Civil, Barbosa dirigiu a Divisão de Homicídios do Rio de Janeiro. E esteve à frente de investigações como a morte do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, na Favela da Rocinha, em 2013.

Ele foi a primeira testemunha a depor no processo dos policiais militares acusados de envolvimento na morte e desaparecimento do trabalhador. Até hoje o corpo não foi devolvido à família.

À época, Barbosa declarou que os réus realizaram “uma manobra ardilosa para imputar a terceiros a tortura que resultou na morte da vítima”.

Agora, o delegado é apontado como tendo atuado para atrapalhar as investigações da morte da parlamentar.

O envolvimento de um policial da cúpula da polícia carioca demonstra como o crime organizado tem fortes tentáculos dentro do aparato da segurança pública do Estado.

As motivações do crime contra Marielle ainda não foram totalmente esclarecidas, mas estariam ligadas ao fato de a vereadora atrapalhar os negócios da mílicia na zona oeste do Rio, onde os irmãos Brazão têm influência.

Freixo perplexo

Marcelo Freixo se diz surpreso com o envolvimento de Rivaldo Barbosa na morte de Marielle.

“Eu liguei para ele e avisei que tinham matado a Marielle. Ele conhecia a Marielle. Ele recebeu a família (da vereadora) comigo. É uma mostruosidade, é muita frieza.”

Freixo ressalta que a milícia surge no Rio de Janeiro como instrumento de poder. “É um crime de grandes negócios econômicos e políticos. Isso só existe no Rio”, lamenta.

Ele lembra que neste domingo, 24, seu irmão, morto por milicianos, completaria 52 anos. “Foi assassinado pela milicia aos 34 anos.”

 

 

 


Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Outras matérias