Apoie o holofote!
Busca Menu

CINEMA EM CASA

História real de piloto soviético da Segunda Guerra é centro da trama de Aleksander Stolper

Cena de A história de um homem de verdade, do diretor soviético Aleksandr Stolper

13 de agosto de 2022 - 16h30

Por Lúcia Rodrigues

A história do piloto soviético Alexey Maresyev que combateu nazistas na Segunda Guerra Mundial é daqueles enredos que cativam o espectador do início ao fim.

Maresyev é abatido e cai do lado da trincheira inimiga. Não se rende. Gravemente ferido, consegue se arrastar até às fileiras soviéticas.

Sem as duas pernas, tem de se adaptar às próteses. A garra o leva a voltar a voar novamente e realizar várias missões de combate bem sucedidas. Foi condecorado com o título de herói da União Soviética.

Trazida para a telona, em 1948, pelo diretor Aleksandr Stolper, A História de Um Homem de Verdade, rendeu ao cineasta, ao diretor de fotografia e a alguns atores, entre eles Pavel Kadochnikov, que interpreta Maresyev, o Prêmio Stalin.

A história do piloto de combate também foi exibida no palco do Teatro Bolshoi em forma de ópera, em 1948.

Dois anos antes, já havia sido imortalizada na obra, de mesmo nome, do correspondente de guerra do Pravda Boris Polevoi, que serviria de base para Stolper rodar a trama.

A História de Um Homem de Verdade é uma produção dos estúdios Mosfilm e pode ser assistida até às 19h deste domingo, 14.

O CPC da Umes, o Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, é quem detém os direitos de exibição das produções do Mosfilm no Brasil, e gentilmente permite sua retransmissão pelo Holofote. Confira a seguir.

https://youtu.be/YsDkk0MMkFE

 

 

 

 


Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Outras matérias